Presidente da AEAB participa do I Fórum da Acessibilidade no Transporte Intermunicipal

A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência que é vivenciada anualmente de 21 a 28 de agosto, trouxe para esse ano, o Tema Protagonismo nas Políticas Públicas, cujo objetivo foi e é de conscientizar a população a sobre da importância da acessibilidade, promovendo debates a respeito dos direitos fundamentais das pessoas com Deficiência e ressaltando a importância de que ela seja protagonista de sua própria história, exercendo a cidadania plena.

Um evento de grande importância, aconteceu na terça-feira dia 28 de agosto, no Auditório Senador
Sérgio Guerra, na Assembléia Legislativa de Pernambuco - ALEPE. O I Fórum para debate sobre a gratuidade no Transporte Público Intermunicipal para as Pessoas com Deficiência. A Lei n 12.045/2001, garante essa gratuidade e há quase duas décadas não está sendo cumprida por falta de uma decisão política e essa falta tem deixado as pessoas desamparadas sem utilizar daquilo que tem direito. No entanto, a Frente Parlamentar acatou a sugestão de ser criado um Grupo de Trabalho para elaborar as modificações necessárias objetivando a regulamentação.

Para tal avanço, será necessário o acompanhamento e a presença do próprio segmento nos debates e na elaboração do documento para que de fato essa Lei venha a sair do papel. Partindo do princípio de que: Nada sobre nós sem nós!

A presidente da Associação dos Especiais e Amigos de Bonito - AEAB e Conselheira do CONED-PE, representando a Região Agreste, Sueli Silva, participou do  Fórum. Sueli Silva é uma grande militante da defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais. Nos últimos anos tem se destacado no Estado na luta por uma acessibilidade que beneficie todos.

Comentários