Bonito - 201 anos de devoção a Nossa Senhora da Conceição


Por Marcos Silva | Professor e Historiador

A devoção a Nossa Senhora da Conceição no Bonito teve início nos idos dos anos de 1812, quando da construção da Casa de Oração pelos primeiros moradores de nosso antigo Bonito, esta que seria a primitiva Igreja nossa, mas em 12 de Abril de 1839 a Lei Provincial n.65 criava a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. 

Em virtude destes 201 ano de devoção e 174 de paróquia estarei postando algumas fotos de minha coleção alusivas a história de nossa igreja aqui no Bonito, iniciarei com uma sequencia de fotos do famoso Cruzeiro erguido na frente da matriz em 1959 em virtude da missão realizada pelos padres Redentoristas.

desde a criação da Paróquia em 12/04/1839, nós tivemos os seguintes padres: Manuel Clemente Torres Galindo - 1830 a 1840; Manuel de Melo Falcão e Menezes - 1840 a 1859, quando foi assassinado por um de seus escravos e as fotos a seguir serão do terceiro até o atual na sequencia: Pe. Joaquim da Cunha Cavalcanti de 1859 a 1906, Cônego Francisco de Barros Cavalcanti Lins, o famoso Pe. Chicó de 1906 a 1950, Pe. José Augusto Vidal de Andrade de 1950 a 1953, Pe. José de Sales Tiné de 1953 a 1961, Pe. Cremildo Batista de Oliveira de 1961 a 1964, Pe. João Diniz Bezerra de 1964 a 1965, Pe Geraldo João Maria Wijfjes de 1967 a 1979 e o nosso Monsenhor Miguel da Silva de 1981 até nossos dias. 

Estão faltando em minha coleção as fotos dos Padres Antonio Fernando do Nascimento que foi padre de 1964 a 1965 e José Paulo Milanês de 1979 a segundo semestre de 1980.

 
















 





Comentários

  1. Este texto e essas belas imagens nos fazem viajar no tempo, (re) conhecer a história destes indivíduos e deste município encantado que possui uma riqueza cultural extensa e apaixonante. Parabéns ao professor e historiador Marcos que proporciona a todos nós esta reaproximação com o passado, trazendo a tona o que muitos não conheciam ou pouco ouviram falar. Por isso é necessário o olhar aguçado e domínio de contextualizar as narrativas com os fatos históricos, trabalho entre tantos outros que o historiador é indispensável. Espero que em algum momento esta sociedade (a qual eu me incluo obviamente) possa valorizar entre outros profissionais o professor, que nos demonstra caminhos para sairmos da superficialidade e mergulhar em um outro mundo, um universo chamado conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto e em especial, as fotos, parabéns.
    De onde o senhor tirou essas informações tantas sobre os Vigários da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Bonito?
    Algum livro sobre a Cidade?

    Tenho vários parentes que investigo que são daí. Um tio meu foi o senhor Coronel Manoel José Ferreira Pontes, c.c. com Anna Maria da Conceição de Jesus, que tinha um engenho em Bonito. Era irmão de Trajano da Silva Ferreira Pontes (dono do Engenho Águas Brancas), de Bonito.

    Também havia meu parente o senhor Coronel Alexandrino de Oliveira Cabral, c.c. com Ritta Jordão das Neves Vieira na Capela do Engenho Coelho. Caso alguém saiba de sobre este (estou pesquisando e pretendo lançar um livro), entrem em contato comigo pelo e-mail renanssantos10@gmail.com.

    ResponderExcluir

Postar um comentário