ONG Sabiá da Mata


SERRO AZUL: UM MAR DE ROSAS OU DE POEIRA?
 
Muitos insurgiram-se ou olharam atravessado em relação à campanha encabeçada pela Sabiá da Mata e os cidadãos que tinham a mínima noção das consequências que seriam trazidas pela Barragem de Serro Azul.
 
Hoje, o maior testemunho do desprezo são as próprias vítimas da região de Serro Azul. Segundo informações de moradores da área, a maioria da mão de obra empregada na obra é da cidade, ou seja, as pessoas que foram despejadas de suas casas e suas terras estão na miséria, pois não contam nem com a agricultura de subsistência. 
 
Ainda chegaram informações que o "negociador" das desapropriações utiliza tons de ameaça para forçar os moradores a aceitarem qualquer valor referente ao preço da indenização. A detonação das rochas com dinamite ocorre sempre ao meio dia, horário sagrado de almoço das pessoas: além do insuportável barulho, os moradores são obrigados a conviver com a poeira que parece não ter fim.
 
Os poucos que receberam a "fortuna" da indenização migraram para outras cidades e se eram considerados pobres, atualmente são miseráveis, sem casa, renda e sossego.
 
Deram um tom político à nossa campanha contra a forma como foi imposta a Barragem de Serro Azul, sem audiência pública em Bonito; sem a mínima garantia das compensações ambientais e sem proporcionar aos moradores da região a prévia e justa indenização. Tudo acontece como previsto ou até pior: "a corda arrebentou, como sempre, do lado mais fraco".
 
É agora, José?...  





Texto: www.ongsabiadamata.com.br

Comentários

  1. Como podem acabar com uma beleza natural da quela são uma inguinoracia só ?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ver publicada a opinião do mandatário maior de Bonito. Aquele que, antes de qualquer um, deve zelar pelo município e seus munícipes acima de tudo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário